quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de setembro de 2009






ÍNDICE


1) O que são?........................................................................pág. 3

2) Para que servem?............................................................pág. 3

3) Como escolher entre os provedores?............................pág. 4

4) Perguntas freqüentes.....................................................pág. 8

5) Alguns exemplos de provedores brasileiros................ pág.10

6) Bibliografia...................................................................pág. 14
EMPRESAS DE ACESSO À INTERNET

1) O que são?


O fornecedor de acesso à Internet (em em inglês Internet Service Provider, ISP) oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

o provedor de serviço da Internet propõe-se a estabelecer a comunicação entre o usuário e a rede, em processo de comunicação, segundo a Lei 9.472/97 (art. 60, § 1º);


Um provedor de acesso à Internet é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores Internet.


No acesso à Internet a partir da residência ou de uma pequena empresa estão envolvidos dois tipos de provedores de serviço:


Provedor de acesso à Internet, é provedor de serviços de valor adicionado, que tem a função de conectar um computador (PC por exemplo) à Internet permitindo a navegação na World Wide Web e acesso a serviços como envio e recebimento de e-mail.


Provedor de serviço de telecomunicações que fornece a conexão entre a residência (ou escritório) e o local onde estão localizados os servidores do provedor de acesso a Internet. Esta conexão pode ser discada, fornecida pelas operadoras de telefonia fixa, ou Banda larga oferecida por operadoras de SCM.


Muitas empresas oferecem os dois serviços como um pacote. Já as operadoras de telefonia fixa são obrigadas a diferenciar os dois tipos de serviço.

2) Para que servem?


O provedor permite que o usuário tenha acesso aos servidores, que por sua vez se conectam à rede de computadores interligados que forma a internet. Logo, o ISP fornece a sua conexão com a Internet.
Provedores de acesso à Internet apenas viabilizam o caminho dos usuários à informações da Rede, não se constituindo tal atividade serviço de telecomunicação ou comunicação a ensejar a incidência do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias – ICMS. Os provedores agem como monitores ou facilitadores do usuário, colocando à disposição de seus clientes equipamentos e softwares que dão acesso e facilitam a utilização do sistema.
A maior parte dos provedores oferecem acesso discado e sem fio, utilizando a tecnologia WiFi. São por isso chamados de provedores via Rádio, WiFi, Wireless ou WISP ( Wireless Internet Service Providers ).
No anexo 1 encontra-se uma lista com alguns exemplos de provedores brasileiros.

3) Como escolher entre os provedores?

ETAPA I : Escolher uma conexão com a Internet


A sua primeira decisão é escolher entre uma conexão discada ou de banda larga (DSL ou a cabo).


Conexão discada - Uma conexão discada é, literalmente, isso: o seu modem realiza uma "chamada telefônica" para o seu ISP. Normalmente esta é a opção mais econômica, mas também é a forma mais lenta de conexão com a Internet. Além disso, ela ocupa a linha telefônica.
Conexõs DSL e modens a cabo - Geralmente, as conexões DSL e a cabo custam mais do que uma linha discada, porém elas são consideravelmente mais rápidas. Além disso, você pode receber chamadas telefônicas enquanto estiver conectado. (Uma linha DSL pode, normalmente, dar conta de ambas as coisas ao mesmo tempo. O modem a cabo compartilha a conexão da sua TV a cabo). Tanto o serviço DSL quanto o serviço a cabo ficam conectados à Internet 24 horas por dia. O maior problema é a segurança. aos "hackers" mais tempo para "acharem" o seu computador e tentarem o ataque. (Os serviços discados também são vulneráveis aos ataques).


ETAPA II: Escolher um provedor de serviços de Internet


Está na hora de escolher um provedor de serviços de Internet (ISP). O ISP fornece a sua conexão com a Internet. Se você decidiu pela conta de conexão discada, precisará escolher um ISP separadamente do seu serviço telefônico.
Dica: Os serviços de DSL (banda larga) e modem a cabo sempre incluem uma conta de acesso à Internet (ISP). . Alguns provedores de serviços permitem que você use um ISP diferente. Eis alguns fatores que devem ser considerados ao tomar a decisão final:

• Atendimento ao cliente: Procure um ISP com boa reputação de atendimento ao cliente.


•Preço: Os provedores estão facilitando ao máximo para atrair novos clientes. Uma pesquisa de preços e condições oferecidas pelos provedores será então fundamental! Não esqueça que o melhor plano é sempre o de uma mensalidade fixa por horas ilimitadas de acesso - os planos com limite de horas e cobrança por horas adicionais acabam sempre sendo mais pesados para o seu bolso.


Qualidade do serviço: a estrutura e o atendimento de cada provedor determinam a qualidade de serviço que eles oferecem aos seus clientes. O ideal é escolher um bom provedor que cobre uma mensalidade até a média do mercado. Para definir a qualidade do provedor, tenha em mente (e pergunte!) as seguintes questões:

Você já precisou esperar muito tempo pelo suporte técnico?
O técnico do suporte ajudou a solucionar o seu problema?
Se eles oferecem um filtro de spam, este funciona bem? (Eles estão recebendo muitos emails indesejados?)
Em quanto tempo seu serviço me colocará online?
Será necessário que eu adquira outros equipamentos?
(por exemplo, um modem a cabo), ou esse(s) equipamento(s) está(ão) incluídos nos custos?
Vocês oferecem serviços na minha região?



• Estabilidade. Como qualquer outra empresa com fins lucrativos, há algumas empresas que pensam apenas em ganhar dinheiro e, logo em seguida, desaparecer. Procure um ISP bem estabelecido que esteja no ramo pelo menos há alguns anos.


Vantagens. Trata-se de um mercado competitivo, e algumas empresas oferecem vantagens a mais, tais como espaço grátis para hospedagem de sites a fim de atrair a sua atenção. Essas vantagens são ótimas, contudo, lembre-se: o serviço de longo prazo que você receberá deve definir a sua decisão final.

• Dê preferência para provedores nacionais: podem prover acesso a você em várias cidades do país, sem ônus adicional.


• Seu perfil:
Você gosta de ser tratado pelo nome e tomar um cafezinho com quem lhe presta serviços? Prefira provedores de pequeno porte, que dão um atendimento de maior simpatia e revelam preocupação com as necessidades de cada cliente, individualmente.
Você quer velocidade e performance? Grandes provedores tem mais linhas, maior velocidade de conexão, maior infra-estrutura.
Você precisa de suporte com constância? Você precisa então de um provedor que seja capaz de lhe dar um bom suporte técnico. Sempre.


• Faça perguntas:


Qual é o número de usuários atendidos por linha de acesso do provedor?
Quanto menor o número de usuários por linha, melhor. Até 12 usuários por linha é um número aceitável. Mais do que isso, você encontrará sinal de ocupado com frequência a cada vez que tentar se conectar ao provedor.


Qual é o backbone ao qual o provedor está conectado?
Procure o backbone (é o provedor dos provedores, que permite a conexão de cada país com os demais países do mundo pelo protocolo Internet) que apresenta maior velocidade de transmissão e maior número de saídas internacionais e prefira um provedor ligado a ele.


E qual é a velocidade desta conexão entre o provedor e o backbone?
Quanto mais rápida for a velocidade de conexão do provedor com o backbone, melhor. Quanto maior a velocidade do provedor, melhor será o seu acesso.


Qual é o percentual de linhas analógicas e digitais do provedor?
Linhas digitais são mais modernas e permitem mais rápida transmissão de dados do que as linhas de centrais analógicas. Portanto, quanto mais alto for o percentual de linhas digitais no provedor, melhor.


Qual é o índice de downtime por mês?
Quantos minutos/horas por mês o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva por mês? O provedor tem a obrigação de prover serviços Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana.


O provedor oferece uma linha variada de produtos e serviços?
São muitos os serviços Internet que um provedor pode oferecer aos seus clientes, incluindo desde o puro acesso discado à Internet até acessos dedicados, hospedagem de websites com bancos de dados, cadastramento de domínios, mail na web, projetos de redes corporativas, VPNs (virtual private networks), conteúdo na forma de informações exclusivas, etc.


O provedor é claro nas condições e preços dos serviços oferecidos?
Sugerimos você navegar pelos websites dos provedores para verificar os serviços que oferecem, os preços e as condições. Quanto mais claras forem as especificações, melhor.


O provedor oferece pessoal técnico para atendimento a domicílio, por telefone ou por mail?
Quanto maior a disponibilidade imediata de pessoal de suporte técnico para atendê-lo seja a domicílio, telefone e mail, melhor!


Os profissionais do provedor são capacitados, atenciosos e lhe inspiram confiança?

Fundamental. Os profissionais do provedor consultado lhe dão respostas imediatas, detalhadas e compreensíveis? Esta é a função de um bom atendimento. Os atendentes devem ser capacitados o suficiente para resolver quaisquer de suas questões.


Qual é o horário de funcionamento do suporte técnico? Qual é o tempo médio de espera para o atendimento por um técnico de suporte?
Quanto maior o horário de atendimento do suporte técnico do provedor, melhor. Entretanto, é importante se certificar se o horário divulgado é apenas um instrumento vazio de marketing ou se realmente funciona. E quanto tempo leva para você ser atendido pelo suporte? Não deveria levar mais de um minuto.


Qual o nível de segurança do sistema que guarda os dados pessoais dos clientes do provedor?
Você tem direito à privacidade. É obrigação do provedor manter seus dados em servidores atrás de firewalls que impeçam a entrada de hackers. Mais ainda, o provedor "não" pode ser imprevidente o suficiente para deixar os seus dados em sistemas sem segurança que poderão ser invadidos por hackers.


O provedor utiliza a Internet intensamente? Você pode conhecer o provedor e abrir a sua conta online?


Um provedor que não presta serviços pela própria Internet em seu website, provavelmente não terá condições de apoiá-lo na hora que você decidir usar a Internet para atender aos seus clientes. Prefira quem usa a Internet eficazmente, oferecendo o maior número de serviços e informações pela própria Internet.


Em suma: acompanhe os artigos dos cadernos de Informática dos jornais do seu estado. É importante também ouvir o que seus amigos tem a dizer dos seus provedores, manter em mente o seu perfil como pessoa e internauta e checar os preços, além de ter respondidas as perguntas acima.


ETAPA 3: Instalar um modem


Independentemente da conexão usada, seja ela discada, DSL ou a cabo, você precisará de um modem para conectar o seu computador com a Internet.
Muitos provedores de serviço fornecem o modem necessário.

Dica: Antes de comprar um modem, peça ao seu provedor de serviços uma lista de equipamentos. Se você deseja adquirir um modem DSL ou a cabo, o equipamento pode estar incluído nos custos iniciais.

4) Perguntas frequentes


Não é de competência do Comitê Gestor da Internet no Brasil a monitoração ou intervenção em empresas provedoras de acesso ou serviços internet. Cabe ao usuário a escolha do melhor provedor e, em caso de algum conflito, ele deverá procurar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou o Idec, e até mesmo recorrer à justiça comum. O usuário também pode denunciar a má qualidade dos serviços prestados pelos provedores por meio de sites especializados, tais como: Reclamar Adianta e Reclame Aqui.



Segundo a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), acesso à internet é um serviço de valor adicionado, e portanto não pode ser prestado pelas concessionárias do Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC). A regulamentação da Anatel sobre o tema se baseia na definição de serviços de valor adicionado da Norma 004/95, aprovada pela Portaria N. 148/95 do Ministério das Comunicações. Para mais esclarecimentos, recomendamos consultar a Anatel, que é responsável pela legislação nesse sentido.


Como montar um provedor de acesso à internet?


Informações sobre como montar um provedor de acesso podem ser obtidas no "Guia do Empreendedor Internet/Brasil", elaborado pela Rede Nacional de Pesquisa em 1995. O interessado poderá recorrer ainda às empresas de consultoria no mercado que fornecem as orientações e informações atualizadas para a implementação de um provedor.



Segundo a Lei Geral de Telecomunicação, acesso à internet é um serviço de valor adicionado, e portanto não regulamentado. Não existe atualmente nenhum órgão com competência para conceder outorgas a provedores. Portanto, não há necessidade de licença para o funcionamento dos mesmos. Apenas para a criação de provedores de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é necessário obter autorização diretamente com a Anatel. O Comitê Gestor da Internet no Brasil é um órgão de assessoramento dos Ministros das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, ou seja, não detém a competência para autorizar e fiscalizar o funcionamento de provedores de serviços internet.



No Brasil não há, até a presente data, legislação específica sobre o tema. Mas existe, por sua vez, inúmeros projetos de lei em tramitação, visando regulamentar a relação dos provedores de serviços no Brasil, para instituir a responsabilidade civil na internet. Enquanto inexiste legislação específica sobre o tema, se faz necessário aplicar as disposições legais vigentes.

5) Alguns exemplos de provedores brasileiros

AlanNet
Rio de Janeiro
RJ
ALOL
Belo Horizonte
MG
Alternativa
Rio das Ostras
RJ
Americana Digital
Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa
SP
Asseta
Tatuí
SP
Belink
Brasília
DF
BitNet
Santos
SP
BitNet
Ilhéus, Itabuna e Região
BA
Brisanet
Ceará e Rio Grande do Norte
CE RN
ClickRede
Andradina
SP
ConectCor
Dois Córregos Mineiros do Tietê Jaú
SP
Connect On Internet
Arujá, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Guarulhos (Região do Aeroporto de Cumbica)
SP
Cepain NET
Assis Chateaubriand, Iracema do oeste, Jesuitas e Brasilandia do Sul
PR
Convex
Ribeirão Preto Cepain NET
SP
Cruiser
RJ e Niterói
RJ
CyberNett
Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu
PR
Digital Internet
Belo Horizonte
MG
DigiZAP
Natal
RN
Dilk
Londrina
PR
DirectLink
11 cidades
-
DirectNet
Capital, Sorocaba, Jacareí, Guarulhos e Ribeirão Preto
SP
DirectWave
Itu e Salto
SP
Direto.NET
São Paulo
SP
Diveo
São Paulo
SP
Elyte
Manaus
AM
Engeplus
Criciúma
SC
Ensite
Alto Alegre Araçatuba Barbosa Bilac Birigui Braúna Brejo Alegre Buritama Clementina Coroados, Gabriel Monteiro, Penápolis Piacatu Planalto Santópolis e Zacarias
SP
EnsylNet
São Paulo
SP
EverLink
Rio de Janeiro
RJ
Fastec
11 cidades
-
FasterNet
Angatuba(SP) - Boituva(SP) - Capela do Alto(SP) - Campina do Monte Alegre(SP) - Cerquilho(SP) - Iperó(SP) - Jumirim(SP) - Laranjal Paulista(SP) - Sarapuí(SP) - Tatuí(SP) - Tietê(SP) - Sobral(CE) - Massape(CE) - Santana do Acarau(CE)
SP CE


Flash WiFi
Brasilia - Tabatinga
DF
FriWeb
Nova Friburgo
RJ
FS Internet
São Paulo: Mooca, Ipiranga, Sacomã e Brás
SP
Gnet
Varginha
MG
GeoRede
Pará de Minas, Divinópolis, Belo Horizonte Rio de Janeiro
MG RJ
Globalite
Florianópolis
SC
H4
Goiânia, Itauçu e Firminópolis
GO
HotLink
Recife
PE
HPI Wireless Solution
Palmas
TO
Hydranet
São Paulo
SP
IB2B
São Paulo
SP
IBL
São Sebastião
SP
IdealNet
Londrina
PR
Infomar
Itatiba
SP
Interair
Alphaville e região
SP
Interminas
Miraí
MG
InternetOne
Niterói: Centro Icaraí Ingá São Gonçalo
RJ
InternetOne
Rio de Janeiro: Alcantara Grajaú Tijuca Vila Isabel Centro
RJ
Intertrim / Teletrim
Rio de Janeiro
RJ
IP2
São Paulo
SP
IPARANÁ
Paraná e Santa Catarina
SC PR
IRapida
Paraná
PR
ISimples
Santo Antonio do Monte, Pedra do Indaiá, Itapecerica 37-32812800
MG
Italnet
Bento Gonçalves e Torres
RS
Joinet
Lageado
RS
LagoNet
Sete Lagoas
MG
Lindoianet
Lindoia, Monte Sião
SP - MG
LinkSat
Charqueada, São Pedro e Águas de São Pedro
SP
Linkway
São Carlos
SP
LP Net
Lençóis Paulista, Botucatu e região
SP
Matrix
Lages
SC
MaxiWeb
Jundiaí
SP
Merconet
Piracicaba
SP
Micro Service NET
Fernandópolis
SP
MSLink
Campo Grande
MS
Nanet
MG


Navegante
Belo Horizonte
MG
Net-Rubi
Votuporanga
SP
NetConta
Francisco Beltrão
PR
NetFlash
Nova Friburgo
RJ
NetJacarei
Jacareí
SP
NetSpeedMG
São Sebastião do Paraíso
MG
Net-Rubi
Votuporanga
SP
Netsite
Ribeirão Preto
SP
NetzRadio / Netzit
São Paulo
SP
Nipnet
Campinas
SP
NetWorld
Cruzeiro, Águas Claras, Taguatinga, Sudoeste, Guará
GO DF
OceanicNet
Provedor a Cabo Niterói
RJ
OFM
Alagoas
AL
OLIVENet
Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo
MG
Onda Internet
Sacramento
MG
Onlinet
Lorena
SP
OFM
Alagoas
AL
Openline
João Pessoa
PB
OpenWeb
Sulminas Itajubá
MG
Planetarium
Belo Horizonte
MG
PredialNet
Niterói
RJ
Projesom
Itajubá
MG
PIG
Ilha do Governador Rio de Janeiro
RJ
PWZ
Bairro Campo Grande Rio de Janeiro
RJ
QSO
São Paulo
SP
R11
Goiânia
GO
RadioNet
Salvador, Lauro de Freitas
BA
Rede Delta
Goiânia
GO
REDEMETA
Porto Alegre
RS
Rede Tempo
Teresina
PI
RJNet
Rio de Janeiro
RJ
RLINE
Planalto, Pérola Do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste
PR
RoyalNet
Nova Petrópolis
RS
SagaNetworks
Nhandeara
SP
SapucaíNet
Santa Rita do Sapucaí
MG
SBS Net
Paraisópolis
MG
SCWTelecom
São Carlos
SP
Sendnet
Itaberaba e Ipirá
BA
SentralNet
Canindé
CE


SivNet
Santa Inês
MA

SPACnet
Garça, Fernão, Gália, Vera Cruz, Ubirajara, Alvinlândia, Lupércio, Álvaro de Carvalho e Júlio Mesquita
SP

Spider
Brasília
DF

SpeedyBrasil
São Pedro e Águas de São Pedro
SP

SRW
Rio de Janeiro
RJ

Sulminas
Itajubá
MG

SunNet
Maceió
AL

JC-Link Telecon
Taguatinga
DF

Targetnet
Pindamonhangaba (Sede) Taubaté Santo Antonio do Pinhal Campos do Jordão
SP

TecnoLink
Brasília
DF

Triline
Votuporanga e região
SP

Twister Soft Net
Arcos, Pains, Calciolândia, Iguatama 37-33513160
MG

Ultrawave
Bauru
SP

Urbi Network
Angra dos Reis
RJ

Vant
Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul
RS

Veloz
Recife
PE

Vertentes
Oliveira e Carmo da Mata
MG

Vetorial.NET
Porto Alegre, Pelotas, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul
RS

ViaGuaiba
Guaiba
RS

ViaReal
Conselheiro Lafaiete Ouro Branco Congonhas Entre Rios de MinasSão Brás do Suaçui Queluzito Cristiano Otoni Jeceaba e Casa Grande
MG

W1
São Carlos
SP

Wavenet
Salvador
BA

WaveTelecom
Manaus
PI

Web One
Teresina
PI

WebBrasil
Brasília
DF

WestZone
Bairro Campo Grande Rio de Janeiro
RJ

WindNet
Rio de Janeiro
RJ

WirelessIP
Grande Belo Horizonte
MG

WirelessIP
Grande BH
MG

WOL
S. Caetano do Sul
SP

World Line Net
Francisco Beltrão
PR

WVIRTUAL Telecom
Balneário Camboriú
SC

XMAX PROVIDER
Tapejara, Ibiaçá, Água Santa, Vila Lângaro e Lagoa Vermelha
RS

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Criação de Lista de Contatos


A pasta Contatos é o seu catálogo de endereços de email e o local de armazenamento de informações sobre pessoas e empresas com as quais você deseja se comunicar. Use-a para armazenar o email, o endereço residencial, números de telefone, imagens e qualquer outra informação relacionada ao Contato, como uma data de aniversário ou uma data especial.
Comunicando-se com seus contatos
Em sua lista de contatos, você pode clicar em um botão ou comando de menu referente a um contato para que o Microsoft Outlook enderece uma solicitação de reunião, uma mensagem de email ou uma solicitação de tarefa para o contato. Se tiver um modem, você também poderá fazer o Outlook discar o número de telefone do contato. O Outlook também poderá cronometrar a chamada e manter um registro completo na pasta Diário que inclua suas anotações durante a conversação. É possível vincular qualquer item do Outlook ou documento do Microsoft Office a um contato para ajudar no controle das atividades associadas ao contato.

Inserindo informações sobre os contatos
Quando você insere o nome ou o endereço de um contato, o Outlook separa o nome ou o endereço em partes e coloca cada parte em um campo separado. É possível classificar, agrupar ou filtrar os contatos por qualquer parte do nome ou do endereço.Você pode arquivar as informações de contato por nome, sobrenome, nome de empresa, apelido ou qualquer expressão que o ajude a localizar o contato rapidamente, por exemplo, "serviço de bufê". O Outlook fornece várias opções de nomes para arquivamento do contato. Se desejar, você poderá digitar sua própria opção.É possível inserir até três endereços para cada contato. Designe um deles como endereço para correspondência e use-o em etiquetas de endereçamento, envelopes ou na criação de cartas de mala direta.

Armazenando certificados de contatos
Você pode salvar o certificado (chave pública) de um destinatário na entrada do contato correspondente. Clique na guia Certificados do cartão de visita para ver o certificado listado. Quando o destinatário enviar-lhe emails assinados digitalmente, o Outlook poderá usar o certificado para verificar a assinatura. Você também pode usar o certificado para enviar email criptografado para o destinatário.

Usando vCards (cartões de visita virtuais)
O Outlook oferece suporte ao uso de vCards, o padrão da Internet para a criação e o compartilhamento de cartões de visita virtuais. Você pode salvar um contato como vCard e enviá-lo em uma mensagem de email, além de poder adicionar um vCard à sua assinatura de email

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Configuração do Microsoft Outlook


Filtrando mensagens
OUTLOOK EXPRESS 5

O que podemos filtrar ? Quando a nossa caixa de correio fica abarrotada de mensagens, significa que estamos nos transformando em Internauta. As mensagens diarias são muitas, o que torna difícil manter uma organização de tudo o que chega na caixa postal. O ideal seria que houvesse algum mecanismo que mandasse e-mails recebidos para pastas específicas ou apagasse aqueles vindos de destinatários suspeitos ou indesejáveis.

Existe essa possibilidade: no Outlook Express 5 chama-se "regras de mensagens" e facilita bastante o trabalho de seleção e organização dos e-mails recebidos.

Uma regra de email é um conjunto de instruções que submetem as mensagens novas a ações pré-selecionados pelo usuário. Estas instruções são compostas de condições, ações e descrição das ações. A condição é a variável que executa a ação. Por exemplo: mensagens com mais de 30 KB, e-mails com assunto X etc. Já a ação é aquilo que você pretende fazer com os emails novos: jogar no lixo, mover para a pasta Y, não baixar do servidor etc. Descrição é a parte final da regra. É com ela que os detalhes das condições e das ações são especificados.

Criando uma regra de email

Abra o Outlook Express 5 e vá no menu Ferramentas >> Regras para mensagens >> Correio. Surge uma janela para adição de regras de filtro.

O primeiro passo é selecionar a condição da mensagem. Entre as opções estão: remetente, e-mail do remetente, assunto, corpo da mensagem, campo de cópia etc. Escolha uma ou mais condições, clicando nos checkboxes ao lado de cada uma delas. Por exemplo, se você quiser uma regra que se aplique a todas as mensagens vindas de fulano@provedor.com.br, clique no campo Quando a linha De contiver pessoas.

Logo a seguir, selecione a ação. Ela pode ser algo desde excluir uma mensagem até mandar uma auto-resposta, segundo as condições estabelecidas previamente. Escolha uma ou mais ações, através do mesmo procedimento executado para a condição da mensagem. Note que, agora, o campo número 3 está com algumas palavras sublinhadas em azul: são descrições que precisam ser preenchidas para que a regra possa ser criada. Geralmente, elas pedem para que você indique para quais pastas as mensagens serão movidas, ou palavras que devem ser checadas pela regra quando uma mensagem nova chegar.


Clique em alguma palavra sublinhada em azul. Uma janela se abrirá para que as palavras chaves da condição sejam digitadas. No exemplo, escolhemos Quando a Linha De contiver pessoas. Clicando nessa seleção, abre-se uma janela onde é possível digitar o nome de alguém ou um endereço de e-mail. Clique em Adicionar. Quando as condições forem relativas a endereços eletrônicos, sempre haverá um botão Catálogo de Endereços, que leva para sua "agenda" (onde ficam listados os e-mails de destinatários do usuário).

Ainda nessa tela há o botão Opções. Clicando nele, você pode escolher o lado inverso da regra. No nosso caso, queremos que a regra se aplique a todos os remetentes, exceto fulano@provedor.com.br. Se quiséssemos mover todas as mensagens que não viessem daquele e-mail, poderíamos fazê-lo nessa caixa.


Clique em OK para voltar à tela anterior e mais uma vez em OK para regressar à primeira tela. Agora, no nosso exemplo, clique em Mover para a pasta especificada. Quando a regra diz respeito a mover, tudo o que você deve fazer é selecionar para qual pasta deverão ser automaticamente encaminhadas as mensagens que chegarem à sua caixa postal, segundo as condições pré-estabelecidas. Se quiser selecionar uma pasta que não existe na sua caixa postal, poderá criá-la através do botão Nova Pasta. Se a pasta já existe, clique na correspondente para selecioná-la e por fim em OK. Note agora que ao as palavras que estavam sublinhadas anteriormente foram mudadas segundo suas seleções. Isso indica que a regra está corretamente preenchida. Para terminar, digite um nome para a regra no campo 4 e clique em OK.


O Outlook Express permite que sejam criadas regras para correio ou grupos de notícias (newsgroups). Para remover uma regra de mensagem, basta clicar no checkbox correspondente e em seguida clicar no botão Remover. Para alterar, selecione o filtro e clique no botão Modificar.

Na última guia, Remetentes Bloqueados, é possível bloquear o recebimento de mensagens de remetentes selecionados. Clique no botão Adicionar e digite o e-mail da pessoa, por exemplo, ciclano@provedor.com.br, e escolha o que será bloqueado: e-mails pessoais, grupos de notícias ou ambos. Para excluir um remetente bloqueado, ou seja, voltar a receber mensagens enviadas por ele, basta selecionar o e-mail e clicar no botão Remover.

Inclua quantas regras forem necessárias para administrar melhor a sua caixa postal. Depois de criada uma regra, toda vez que você for pegar seus e-mails o programa analisará se alguma se enquadra nas que foram criadas. Se não se enquadrar, a mensagem será colocada na Caixa de Entrada.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os Webmails


Os Webmails
viraram moda, todo mundo pode trocar mensagens com todo mundo, e o que é melhor, de graça. Os Webmails tem a vantagem de poderem ser acessados de qualquer computador conectado à Internet sem nenhuma configuração específica. Você pode viajar e ler seus e-mails de qualquer lugar do mundo e sem gastar nada com isso. Se você não tem computador em casa, mas têm acesso à Internet pela empresa ou pela escola, você pode ter um endereço de E-mail, sem ter contrato com um provedor. Usando o webmail que você desejar, você se cadastra e envia e recebe mensagens para quem você quiser, de qualquer computador que esteja conectado à Internet. Você deve criar o seu nickname, mas se existir outro igual no mesmo servidor de e-mail você vai ter que trocar. Em seguida pense na sua senha para acesso à caixa postal. Em seguida você deve escolher qual será o servidor de e-mails. Existem vários: www.ig.com.br – seu e-mail será: seunickname@ig.com.br www.bol.com.br – seu e-mail será: seunickname@bol.com.br www.zipmail.com.br – seu e-mail será: seunickname@zipmail.com.br www.hotmail.com – seu e-mail será: seunickname@hotmail.com www.yahoo.com.br – seu e-mail será: seunickname@yahoo.com.br www.netgratuita.com.br–seu e-mail será: nickname@netgratuita.com.br Todos os sites citados acima tem um Link para e-mail ou um link chamando você a se cadastrar: Cadastre-se agora, Sign Up Now. A partir daí segue uma sequência de telas onde você deverá registrar seus dados, nome completo, endereço, preferências, etc. Dicas Não deixe nenhum dado sem preenchimento. Atenção para a explicação do servidor de e-mails sobre os dados a serem preenchidos. Nº de caracteres para senha, uso ou não de símbolos nos nicknames, etc. Provavelmente todos os servidores de e-mails acima vão te oferecer para participar de uma lista pública ou sugerir que recebam gratuitamente boletins e informativos. Antes de optar por participar, lembre-se de que você poderá ser localizado por qualquer pessoa e não só as que você quer que tenham o seu e-mail. Além disso, você pode receber + de 30 mensagens em sua caixa postal em um único dia só de folhetos, boletins, etc. Peça orientação ao seu orientador caso deseje fazer seu cadastro agora. Quando se cadastrar, toda vez que quiser receber seus e-mails você deverá entrar no site do seu servidor de e-mails e fazer o seu Log in informando o seu nickname e sua senha. As telas e funções de recebimento e envio de mensagens são semelhantes às do Outlook Express.

Transylvania (acoustic)

" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"
width="425" height="344">

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009